criação e realização
de projetos, ações
e materiais educativos, como publicações, vídeos, jogos, oficinas, workshops,
rodas de conversa,
brincadeiras e
ações experimentais
no campo das artes visuais, design
& educação
equipe
o malacaxeta é um núcleo de criação, pesquisa e produção de projetos, ações e materiais educativos e experimentais no campo das artes visuais, design & educação.
​
baseado na interseção desses três campos, o núcleo busca promover vivências sensoriais que estimulam o olhar, provocam reflexões e desenvolvem habilidades por meio de oficinas, rodas de conversa, ações experimentais, jogos, publicações e outras práticas criativas.
projetos
educativos
elaboração conceitual
pesquisa, coordenação
e produção
equipe de educadores
seleção, treinamento
e coordenação
de equipe
materiais &
vídeos educativos
publicações, vídeos,
jogos, podcasts
e outros
visitas mediadas
prospecção e agendamento para escolas e instituições de ensino
oficinas &
workshops
rodas de conversa, brincadeiras e ações experimentais
divulgação das ações educativas
divulgação em redes sociais e mailing
nossa motivação é o desejo de promover, de maneira ampla, diálogos e criações no âmbito
da educação, seja na escola, nas ruas, em museus ou galerias de arte. acreditamos que a educação desperta a sensibilidade e a imaginação, habilidades fundamentais para formularmos novas perspectivas para a vida em sociedade.
carolina santana
artista visual e educadora, licenciada em artes visuais pela UEMG, atua como educadora e coordenadora de projetos educativos em museus desde 2010. sua pesquisa em educação se relaciona com a ideia da educadora/artista que fomenta experiências de protagonismo criativo dos sujeitos. como artista, investiga a ontologia do corpo em múltiplas linguagens, entre interseções.
douglas pêgo
artista visual, designer gráfico e educador, formado em artes visuais pela UFMG e em gestão cultural pela UNA, atua desde 2006 em projetos de artes visuais, design gráfico e educativo cultural, com foco em projetos editoriais e expográficos. desenvolve projetos autorais em desenho, vídeo e publicações.
é realizador do estúdio
Goió Design.
amanda homem
licenciada em artes visuais pela UEMG, atua como educadora em espaços culturais desde 2014. apaixonada pelas mais diversas culturas e aficionada por todo tipo de linguagem. tem sua prática norteada pelos fundamentos e princípios que regem a educação consciente, crítica e, sobretudo, libertadora.
ian gavião
artista visual e arte educador, graduado em artes Plásticas - licenciatura, com habilitação em escultura e fotografia
pela Escola Guignard (UEMG).
​atua como arte educador
em espaços culturais
desde 2015. é idealizador
do projeto de curadoria
independente Xenon.
janaína tábula
arte educadora, atriz formada pelo Teatro Universitário (TU/UFMG), graduada pela Escola Guignard (UEMG) e pós-graduada em gestão cultural pela UNA, se define como artista-etc e, desde 2004, desenvolve pesquisas político-poéticas em campo expandido atravessadas por uma mediação cultural em interseção
com a performance, a educação, pluralidades de saberes e afetos.
dayane tropicaos
artista visual e cineasta, graduada em artes visuais pela UFMG, atua como artista e videomaker
desde 2013. trabalha com produção audiovisual
para eventos culturais desenvolvendo vinhetas e outros vídeos promocionais. desenvolve projetos
autorais em videoarte,
fotografia e instalação.
malacaxeta é um nome de origem maxacali que batiza um município mineiro no vale do mucuri. é sinônimo de mica, um grupo de minerais de estrutura exata, flexível e estável, de fácil divisão e resistente a mudanças de temperatura. no campo da litoterapia, em que pedras e cristais são usados para a cura energética, o mineral é associado à aprendizagem, ao aumento da consciência psíquica e à proteção.